19nov

Social Bookmarking v2.0

Clipmarks clipping 500x303 Social Bookmarking v2.0

Eu sou um grande entusiasta da internet, principalmente do que tem acontecido ultimamente na internet com a chamada Web 2.0, e um dos grandes sucessos dela é o chamado Social Bookmarking, que a nível bem simples é ter seu favoritos na web, e poder acessá-lo de qualquer lugar. Agora acrescentamos o Social no lance. A possibilidade de ver os favoritos dos outros, comentar os sites, ver quem cadastrou o mesmo site que você, dar notas, classificar com as palavras-chaves (tags) que você deseja, enviar mensagem a outras pessoas, ficar sabendo através de rss quando alguém cadastra um site novo, ou algo com a tag que você especificou entre outras coisas.

O site da e-consultant tem listado 54 sites até o momento que se encaixam no perfil de Bookmarking Services.
Eu até então uso três sites para os meus favoritos: o Blinklist, o Ma.gnolia e o ClipMarks.
Por que eu uso 3 sites? porque em todos falta alguma coisa, isso quando nos 3 falta alguma coisa.

Blinklist – Possui uma interface muito legal para se usar, é fácil e organizado. Gosto do jeito que o site indica quantas pessoas cadastraram aquele site e te permite ver quem são elas e ver como elas descreveram os sites. No blinklist também é super fácil editar e classificar com as tags os sites além de poder escolher várias formas de visualização das tags. O que falta nele? Possibilidade de criação de grupos com temas específicos com colaboradores, e possibilidade de transformar um site numa lista de discussão, e/ou comentários como no site do Digg.

 Social Bookmarking v2.0 Ma.gnolia – Nele a interface não é tão boa quanto ao do Blinklist, as descrições dos sites não aparecem abaixo do título, somente se você der mais um clique e ir para “view details”, isso incomoda bastante, nessa tela pode-se ver também como as outras pessoas descreveram o site e entrar em contato com elas, mas você somente vai saber quantas cadastraram se clicar também no “view details”. No Ma.gnolia há a possibilidade de criar grupos, e funciona muito bem, na verdade eu uso ele só para isso, onde criei um grupo só para cadastrar sites de design, eco-friendly design, arquitetura entre outras coisas. Como favoritos ele fica bem abaixo do blinklist em favoritos, mas os grupos são a melhor característica do site, mas eu acredito que ainda falta opções para esse sistema. Na página geral de grupos só se tem a visualização dos “hot groups” que são os grupos que mais cadastraram sites no dia, os “popular groups” que são os que possuem mais membros, e os “Newest Groups” que foram os últimos criados, ou seja não existe uma maneira de descobrir grupos a não ser procurando por eles, não existem uma listagem dos grupos que acabaram de cadastrar novos sites, fora isso quando se encontra um site não há um destaque decente onde diz ” Saved to Nomedogrupo by Nomedousuario”. Isso creio que acrescentaria a popularidade dos grupos, pois o que eu tenho persebido é que os grupos vão ficando abandonados, pois ninguém os encontra, e os membros dos grupos também não recebem uma mensagem e/ou email avisando que existe novos sites no grupo no qual ele faz parte. Mesmo com esses poréns o Ma.gnolia inova trabalhando com grupos e criando discussões no grupo como numa comunidade do Orkut.

 ClipMarks – Esse site vai por um caminho totalmente diferente desses outros dois que eu comentei, o Clipmarks se possibilita salvar pedaços dos sites e arquivá-los, e os pedaços podem ser textos e imagens, não testei mas acho que mp3s não funcionam. O interessante é que mesmo se o site que você tirou o pedaço sair do ar, o seu clip continua ativo porque o Clipmarks salva no servidor deles, e o legal é que mesmo você salvando ele grava o link da fonte original daonde saiu o pedaço que você tirou. Existe também um sistema bem parecido com o Digg de levar para a página principal os links mais quentes através de votos, e que funciona bem mas eu ainda não vi muita graça e a qualidade dos links que vão pra página principal também são bastante duvidosos. O Clipmarks é o único (entre Blinklist e Ma.gnolia) que te permite mandar vários comentários sobre um clip salvo, o que cria uma discussão bem legal. Quais os problemas do Clipmarks? Em primeiro lugar: Interface, o site é bastante confuso e desorganizado e além de tudo é lento, outra função que eu detestei foi que uma vez criado um clip, você não consegue editar o conteúdo dele, somente o título e as tags, para editar o conteúdo você tem que deletar o clip e criar novamente daí com a ordem de conteúdo que você quer. Outro problema que eu vejo é que se você faz um clip de uma imagem por exemplo: 1024×768 ele faz um redimensionamento e salva no clip a imagem pequena e não adianta clicar em cima porque ela não aumenta.

O que eu quero de um site de Social Bookmarking?

Eu quero a facilidade de uso do Blinklist, o sistema de grupos do Ma.gnolia e acrescentar em cada bookmarks imagens, e textos como os clips do Clipmarks, será que é pedir demais?
Bom essas são apenas algumas características desses sites, não quis me estender mais explicando cada função porque acho que esse não era o objetivo.

2 comentários

  1. André Sá

    dezembro 20th, 2006 at 4:45 pm (#)

    Excelente review dessas ferramentas. Não conhecia o Clipmarks. Estou testando agora para ver se gosto. A união das facilidades desses três realmente seria perfeito!

  2. Thiago Blauth Ferreira

    dezembro 8th, 2008 at 2:54 pm (#)

    por uma questão nacional fico também somados a esses o BlogBlogs… Um outro ponto interessante é que os serviços de bookmarking estão sendo utilizados em estratégias Social Media Marketing… Você chamou a atenção das funcionalidades dos serviços de bookmarking, eu chamo a atenção também em como tornar ele perceptível aos olhos dos usuários. No AntiSocial eu escrevi um artigo sobre idéias de como utilizar um serviço de bookmarking de forma interativa e criativa!

    Artigo: http://antisocial.munbolins.com.br/?p=46

Deixe um recado

Outros Blogs