26jul

Gilberto Gil é Creative Commons

gilbertogilbandalargaaa5 Gilberto Gil é Creative Commons

Novo site do Gilberto Gil é show. O nosso Ministro da Cultura disponibilizou as músicas de seu novo trabalho sob licença Creative Commons (CC), uma iniciada muito mais do que bem vinda. Ele que já foi foco de diversas reportagens no próprio site do CC e aqui no Brasil por diversos projetos como os telecentros e estúdios de gravação, todos rodando com software livre, procura inovar novamente.

A identidade visual do seu novo show chamado “Banda Larga” também está regulada sob a licença CC a fim de que as pessoas criem sua própria versão e a divulguem.
Segundo o site Wnews, no começo dos shows de sua turnê de mais de 40 dias pela África e Europa, Gil dirá ““Liguem seus celulares. Filmem o que quiserem, fotografem, gravem suas canções preferidas e coloquem como ringtones nos seus telefones. Participem. Colaborem. Publiquem no site www.gilbertogil.com.br”.”

gilbertogilbandalarga2jn3 Gilberto Gil é Creative CommonsNo site é possível baixar samples gravados por Gil mixá-los e enviar novas versões, que são prontamente publicadas no site Gil ainda diz “Vamos lá, vamos fazer as experiências, vamos tentar. Quero trabalhar na direção do compartilhamento. O que tenho tentado e me dedicado é o exercício de quebrar barreiras e cercas da autoralidade”.

Sobre os shows ele disse “Faço isso há muito tempo. Quero seguir na direção do compartilhamento, da formação da inteligência coletiva. Isso foi o que estimulou o crescimento da cultura e da ciência”.

Ótima iniciativa do Gilberto Gil e que esperamos que contagie muito mais pessoas, como já aconteceu com a banda formada pelo ex-planet hemp B-negão, quando lançou na net o seu cd “Enxugando o Gelo” sob a licença copyleft através do portal independente Central de Mídia Independente.

Gilberto Gil tem show marcado para Rio (10 e 11 de agosto no Circo Voador) e São Paulo (16 e 17 de agosto no Citibank Hall).

Fonte: Christian Rôças no Wnews.

Tags: , , , ,

Deixe um recado

Outros Blogs