18jul

Park Rubiks Cube | 1° lugar Espaços Habitáveis

espacoshabitaveisvu3 Park Rubiks Cube | 1° lugar Espaços Habitáveis

Projeto Park Rubiks Cube da arquiteta Ruy Santos foi o grande vencedor do concurso Espaços Habitáveis organizado pelo site Arquitectura.pt.
Segue a descrição do projeto segundo a própria arquiteta.

Com este exercício Hibrido de reinterpretação e reapropriação do espaço. O conceito centra-se na capacidade de conversão do standerizado cubo de Rubiks,( que muitos ainda hoje tentam resolver) e transformá-lo em singular e original “espaço de acolhimento temporário”.
A simplicidade deste objecto centra-se na sua multiplicação de faces (com 90cm cada) com capacidade de algumas delas deslizarem sob uma calha proporcionando grandes aberturas que garantem a entrada de luz natural e respectivo arejamento do espaço interior.
A sua capacidade para ser repetido e agrupado em núcleos formando aldeias de RUBIKS, transforma-o num objecto com uma linguagem muito rica e onde se poderá explorar uma infinidade de materiais. Podemos dar largas à nossa imaginação e teremos cubos totalmente diferentes: vidro, plástico, cortiça, acrílicos, alumínios, ferro, madeiras etc. com ou sem caixa de luz, todos eles com uma procura no contexto de uma intervenção contemporânea.
Considerou-se essencial conceber uma estrutura versátil e “aberta”, multi-funcional, susceptível de se adaptar às especificidades dos lugares e dos seus habitantes.
O objecto proposto traduz-se no desenho geométrico de um cubo subdividido em 27 pequenos cubos, de 90 cm de lado, totalizando 27m3 de volume, 54 faces exteriores.
Todo o seu interior está modelado com base nas faces exteriores: os módulo da cama, a zona de refeições, os móveis superiores, são todos subdivididos em três módulos, cada um com 90cm. Para suporte das faces existe uma estrutura metálica de encaixe, formando os apoios principais de toda a estrutura do corpo e onde corre as calhas de deslizamento das janelas.
Viver a Cores!

cubozc1 Park Rubiks Cube | 1° lugar Espaços Habitáveis

cubo6mb3 Park Rubiks Cube | 1° lugar Espaços Habitáveis

cubo5oi9 Park Rubiks Cube | 1° lugar Espaços Habitáveis

cubo2 Park Rubiks Cube | 1° lugar Espaços Habitáveis

cubo4jr2 Park Rubiks Cube | 1° lugar Espaços Habitáveis

Mais informações sobre o concurso e lista de vencedores, veja este e este tópico daqui do blog ou entre no excelente site Arquitetura.pt

Tags: , , , , , ,

Comentário

  1. Arquitectura.pt

    julho 19th, 2007 at 12:41 am (#)

    Agradeço a consideração do Rodrigo por nós, o Rodrigo já têm um link disponível no Arquitectura.pt. Se fosse possível gostaria de saber o seu e-mail. Será que me podia dar?

    Obrigado mais uma vez

Deixe um recado

Outros Blogs