12maio

Cidades e países rumo a 100% de energia renovável

costaricawindpowerac1 Cidades e países rumo a 100% de energia renovável

Energias renováveis estão indo bem na Costa Rica. Quase 99% da energia é produzida a partir de fontes limpas. Entre as fontes de energia estão a geotérmica (queima de cana e outros resíduos), energia solar e a eólica. Ainda sim, mesmo que renovável, cerca de 82% da energia produzida provém de hidroelétricas. E como bem sabemos hidroelétricas produzem energia renovável mas a um custo ambiental por demais elevado. Para se ter uma idéia se analisada as fontes chamadas “limpas” o Brasil está muito bem obrigado, sendo que 90% de sua produção energética provêm de fontes limpas, principalmente hidroelétricas segundo o site Tierra America.

A Costa Rica vem trabalhando nos últimos anos para se tornar o primeiro país neutro em emissões de carbonodo mundo em 2021, segundo o ministro do meio ambiente e energia da Costa Rica Roberto Dobles.
As necessidades elétricas da Costa Rica têm aumentado nos últimos anos e os ambientais locais são grupos que se opõem à construção de novas barragens hidrelétricas.
A energia eólica juntamente com a energia solar naquele país ao que tudo indica parece que vai ser a melhor opção. Já que desde 2002 já funcionam 22 turbinas de energia eólica e mais estão programadas para serem instaladas nas montanhas de Santa Ana e Escazú.
windportrockuz6 Cidades e países rumo a 100% de energia renovável

Outros lugares ao redor do mundo parecem estar guiando-se para o mesmo caminho. A cidade de Rock Port dos EUA instalou no último mês mais quatro turbinas as suas fazendas de energia eólica alcançando assim a marca de primeira cidade dos EUA a ter energia 100% produzida a partir de energia dos ventos. A fazenda Loess Hills que custou US$90 milhões de dólares e construída pela Wind Capital Group produz a cada dia cinco megawatts de energia mais que o suficiente para a pequena cidade de pouco mais de 1.300 habitantes. A quantidade é tão suficiente que é capaz de fornecer energia para toda uma cidade vizinha de mesmo tamanho.

donggwangwindpowerislancq5 Cidades e países rumo a 100% de energia renovável

Se em alguns lugares o destaque é a energia eólica, em outros é a energia solar que vem roubando a cena. A cidade de Donggwang que fica ao oeste de Jeju-do, uma das maiores ilhas da Coréia do Sul, tem 100% da sua produção energética baseada em energia solar. No telhado de cada casa e prédio da cidade foram instalados painéis solares, até mesmo uma escola primária é abastecida com energia solar.
Em 2004, o governo ajudou na instalação dos painéis solares pagando 70% da instalados dos mesmos. Como explica Choo Chan Lee um dos moradores da cidade para o site Eco Worldly “Donggwang é a cidade do sol”.

donggwanggreenvillageonks3 Cidades e países rumo a 100% de energia renovável

Fontes: Tierra America, Eco Worldly, The Examiner, Meta Efficient.

Tags: , , , , , , , ,

4 comentários

  1. Cidade Sustentável - Arquivo do blog » 100% renováveis

    maio 13th, 2008 at 12:13 pm (#)

    […] Leia mais. […]

  2. O Escriba » Agenda ambiental subiu no telhado

    maio 13th, 2008 at 8:51 pm (#)

    […] de soja e milho, colocando nossa biossegurança em risco; retomou o programa nuclear, enquanto outros países apostam em energias renováveis como a eólica e solar; incentiva desmatadores na Amazônia e ainda quer reduzir a reserva legal no […]

  3. cabelo.

    maio 14th, 2008 at 12:05 pm (#)

    cara, primeiro, parabéns!
    muito bom seu blog, passei a visitá-lo diariamente.
    Sempre fico impressionado com o tamanho deste “ventiladores” de captação de energia eólica. A mpressão que sempre tive é a de que eles eram bem menores.

    Froça aí!

  4. Alunos da E.E. José da Conceição

    maio 20th, 2010 at 1:40 pm (#)

    ADORAMOS O SEU BLOG tivemos uma excelente aula e contribuiu muito com os trabalhos que tivemos que fazer nas aulas de ciências. Abraços!
    Alunos 8º A Gramadinho Itapetininga

Deixe um recado

Outros Blogs