27jul

2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável

7866111 87d26235c3 o 2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável

SBCS 09 – 2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável

Organizado e realizado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o 2º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, terá quatro eixos temáticos: Importância da Construção Civil nas Mudanças Climáticas; Gestão e Inovação na Construção Sustentável; Inovações e Soluções em Eficiência Energética; e Os desafios da sociedade frente para as mudanças climáticas.

Local: WTC – São Paulo – SP – Brasil
Data: 24 de agosto de 2009
Horário: 07:30 – 20:00
Mais informações e inscrições clique aqui.

As inscrições estão abertas através do site do evento. Para filiados CBCS, Estudantes e Docentes o valor é de R$ 234,00, já para os demais é de R$ 468,00. Um valor não muito sustentável para o acesso de outros interessados que não sejam os próprios empresários do setor.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

7:30 – 8:00 Recepção e Credenciamento
8:00 – 8:30 Abertura
P L E N Á R I A
8:30 – 10:25 Painel 1: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A CONSTRUÇÃO CIVIL A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NAS AÇÕES DO SBCI – SUSTAINABLE BUILDINGS & CONSTRUCTIVE INICIATIVE / UNEP United Nations Environment Programme

Coordenador: Marcelo Takaoka – Presidente do Conselho Deliberativo do Conselho do CBCS, Coordenador do Comitê Temático Econômico e Financeiro do CBCS, membro do Conselho do SBCI, do Conselho de Administração da Bolsa de Valores Sociais e Ambientais, Membro do Conselho do Greenpeace Brasil, Membro do Conselho do Instituto Ethos, pesquisador do Núcleo de Real Estate e professor do MBA de Real Estate do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica.

Lançamento do Relatório PNUMA Avaliação de Políticas Públicas para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Edificações – tradução realizada pelo CBCS.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O ALERTA MUNDIAL DA ONU
Cristina Montenegro – coordenadora do Escritório PNUMA no Brasil , Mestre em Relações Internacionais com especialização em Governança Ambiental Global.

POLÍTICAS PÚBLICAS EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO BRASIL E NO MUNDO
Rachel Biderman – Coordenadora Adjunta do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Ciência Ambiental, Bacharel em Direito e Mestre em Direito Internacional.

DO DESMATAMENTO AO USO SUSTENTÁVEL DA MADEIRA: A CONTRIBUIÇÃO DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Denise Hamú – Secretária Geral WWF-Brasil

D E B A T E
10:25 – 10:55 Coffee Break
10:55 – 13:25 Painel 2: GESTÃO E INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Coordenadora: Vanessa Gomes – Professora da UNICAMP, Coordenadora do Comite Temático de Avaliação de Sustentabilidade CBCS, membro do United States Green Building Council, desde 2006. – Membro fundador e do Corpo de Diretores da International Iniciative for a Sustainable Built Environment, coordenadora regional (Américas) da Comissão de trabalho W116 Smart and sustainable built environments, do International Council for Research and Innovation in Building and Construction, CIB; assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP); e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

TENDÊNCIAS DE SOLUÇÕES INOVADORAS PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Charles Kibert – Diretor do Powell Center for Construction and Environment e Professor na M.E.Rinker Sr. School of Building Construction, College of Design, Construction and Planning da Universidade da Flórida, EUA.

AS SOLUÇÕES PASSIVAS PARA EMREENDIMENTOS DE GRANDE PORTE
Brandon Haw – Sócio Senior da Foster+Partners responsável pelo desenvolvimento de projetos internacionais. Arquiteto pela Bartlett School of Arquiteture com pós graduação pelo Princeton University, trabalhou nos projetos do Commerzbank em Frankfurt, da Torre Al Faisaliah , Torre da Sede Mundial do HSBC e Prédio Matriz da Citicorp.

ESTRATÉGIAS PARA A REDUÇÃO DA PEGADA ECOLÓGICA DA ÁGUA EM NÍVEL URBANO E NAS EDIFICAÇÕES
Orestes Marracine Gonçalves – Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, coordenador do Comitê de Água do CBCS e membro da Comissão W62 – Water Supply and Drainage for Buildings do CIB – International Council for Research and Innovation in Building and Construction.

INOVAÇÃO NO USO DE MATERIAIS: O CASO DO CIMENTO
Vanderley M. John – Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenador Comitê de Materiais do CBCS, diretor do CB2 – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Pós-doutorado no Royal Institute of Technology – HIG, Suécia, 2000-2001. Consultor ad-hoc da FAPESP, CNPq, FINEP, DECET (Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo), DDCT (Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico do Estado de Santa Catarina).

D E B A T E
13:25 – 14:55 Intervalo para almoço
14:55 – 17:15 Painel 3: INOVAÇÕES E SOLUÇÕES EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICAD E B A T E
17:15 -17:45 Coffee Break
17:45 – 20:00 Painel 4: OS DESAFIOS DA SOCIEDADE FRENTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICASOPORTUNIDADES PARA A ECONOMIA BRASILEIRA FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Sergio Besserman – Presidente do Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e Governança Metropolitana da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (CADEGOM), Professor do departamento de economia da PUC-RJ, jornalista, ambientalista, É membro da ONG World Wide Found for Nature (WWF).

PROPOSTAS DAS EMPRESAS PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS
Paulo Itacarambi – Vice-presidente executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Membro do Conselho Deliberativo do CBCS. Foi presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da empresa pública Anhembi Turismo e Eventos da cidade de São Paulo. Foi fundador e conselheiro da ONG Instituto Pólis.

EMPREGOS VERDES E A TRANSFORMAÇÃO DO PERFIL DOS EMPREGOS NO MUNDO
Paulo Moçouçah – Coordenador dos Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT/Brasil. Foi Diretor do Departamento de Coordenação do SISNAMA – Sistema Nacional de Meio Ambiente – do Ministério do Meio Ambiente, Secretário Adjunto de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e Assessor Especial do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.

D E B A T E
20:00 Encerramento
Tags: , , ,

Deixe um recado

Outros Blogs