7dez

Nossa árvore de natal ecológica – 2009

8644426 ebb030a9d8 o Nossa árvore de natal ecológica   2009

Mais uma vez chegou Dezembro e em toda véspera de Natal tentamos (eu e a Juliana) fazer algo de diferente para decorar a casa. Ano passado fizemos uma árvore de natal com pinhas recolhidas de pinheiros que encontramos perto de nossa casa. Para este ano temos novidades.

Depois do post sobre como fazer decoração com rolos de papel higiênico e da idéia da Denise Rangel (Sturm und Drang) de reutilizá-los, começamos a guardar em casa todos os rolos para em algum momento inventar algo com eles. E não deu outra, aqui está a nossa árvore de natal deste ano com estrutura feita só de rolos de papel higiênico.

Preparamos um tutorial caprichado de fotos feitas pela Juliana para explicar como você pode fazer em casa esta árvore de natal ecológica.

O que você vai precisar:

  • 64 rolos de papel higiênico (só o miolo/rolo)
  • 1 Tesoura
  • 1 Fita adesiva (usamos a larga)
  • 1 Grampeador
  • Criatividade para pintar e decorar a árvore

1° Passo – Divida os rolos em conjuntos para não se perder. O primeiro andar (base) terá 18 rolos, o segundo andar 15 rolos, o terceiro 12 rolos e assim por diante 9, 6, 3, e o último andar que será finalizado por um rolo. Fizemos cada andar da árvore em separado.

2° Passo – Para fazer a estrutura circular perfeita (ou quase) de cada andar não podemos deixar os rolos soltos. Para fixá-los coloque a sua fita no chão (com o lado adesivo para cima) e vá acrescentando os rolos, encaixando-os bem coladinhos uns aos outros. Depois de ter colocado todos os rolos do andar específico ligue as duas pontas da tira de rolos.

8644425 f88a31d233 o Nossa árvore de natal ecológica   2009

8644421 z552666706 o Nossa árvore de natal ecológica   2009

3° Passo – Agora você tem a estrutura do andar, mas precisamos fixá-lo melhor. A fita adesiva ajuda dar a forma do círculo, mas não dá muita sustentação, então optamos na nossa árvore em usar o grampeador para fixar um rolo ao outro e parece ter funcionado bem.

8644436 11a67e1c3c o Nossa árvore de natal ecológica   2009

4° Passo – Repita os passos de 1 a 3 para cada andar. Você deverá ao final do processo ter 7 andares de rolos em formato circular (um de 18, um de 15, um de 12, um de 9, um de 6, um de 3 e um de apenas um rolo de papel higiênico).

8644434 ed7ccdd90d o Nossa árvore de natal ecológica   2009

5° Passo – Coloque o andar com mais rolos embaixo e vá acrescentando os outros andares em camadas. Você perceberá que o último andar (aquele com apenas um rolo) será bastante instável, mas já resolveremos isso.

6° Passo – Na ponta da árvore teremos um andar com três rolos e o rolo solitário para a ponta. Para fixar este último rolo faça três cortes neste rolo para encaixá-lo conforme a foto.

8644758 e83d3fc858 o Nossa árvore de natal ecológica   2009

7° Passo (opcional) – Se você achar que a estrutura ainda está frágil, passe cola nos pontos de contato entre os andares.

8° Passo – Agora que a sua árvore está pronta decore da forma que achar melhor. Nós optamos por um spray dourado que tínhamos em casa (infelizmente não encontramos um ecológico) e uma fita decorada de natal.

8644433 41f4c9749b o Nossa árvore de natal ecológica   2009

8644430 c28a24d146 o Nossa árvore de natal ecológica   2009

Esperamos que tenham gostado. Mandem as fotos das suas árvores de natal, estamos ansiosos para vê-las.

8644428 793aa30a25 o Nossa árvore de natal ecológica   2009

Tags: , , , , , , , , , ,

23 comentários

  1. André, o Zani nas alturas

    dezembro 7th, 2009 at 11:18 am (#)

    Em primeiro lugar, o comentário do Luciano acima foi de uma infelicidade imensa e de uma total falta de informação a respeito do “lixo” que gera mais “lixo”. Faz bem lembrar a essa pessoa que árvores de natal “compradas” no shopping são, em sua quase totalidade, feitas de plástico, que ou significam derivadas de petróleo ou de plástico reciclado, o qual também consome uma quantidade de energia significativa para sua produção. Além disso, essas novas árvores foram embaladas em caixas de papelão, reciclado ou não, isoladas com fitas adesivas (de derivação do plástico, fora o adesivo, que é tóxico) e colocadas em exposição em uma loja que consome quantidade significativa de energia elétrica para iluminar bem o stand, além de necessitar de vendedores que consomem energia e combustível e alimento (com todas as associações de serviços e subserviços intrínsecos a essa atividade) para ir trabalhar para vender essa arvorezinha nova, reciclada ou não. E então, dá para medir melhor o tamanho de “lixo” gerado pela arvorezinha de natal nova?
    Em segundo lugar, pessoas que entende um mínimo que seja de arte, sabem que devem buscar a informação que não estava ali, informação inesperada, como árvore de miolo de rolo de papel higiênico. A idéia, por si, já traz uma infinidade de leituras, inclusive a do Luciano (sic – “vcs c… aqui hein????). Eu já acho a representação perfeita da m… que é o Natal da sociedade consumista ocidental. 🙂
    Parabéns, Rodrigo e Juliana. E obrigado porque eu acabei tendo idéias para o “lixo” lá de casa também. 🙂

  2. denise rangel

    dezembro 7th, 2009 at 1:48 pm (#)

    Eu achei genial, Rodrigo.
    Minha filha fez uma parecida com os alunos dela, já tirei as fotos e estou preparando um post. Penso que os rolos de papel higiênico acabam mesmo no lixo, mas reaproveitá-los significa deixar de comprar uma árvore sintética com todas as implicações que o André colocou tão bem.
    abraço, garoto

  3. Pedro Hijo

    dezembro 8th, 2009 at 2:17 pm (#)

    Olá Rodrigo, te enviei um email com as perguntar para a entrevista. Se possível confira!
    Adorei a ideia da árvore, você viu que o EcoD está chamando as pessoas para fazer um natal mais verde? Basta mandar a sua ideia de enfeite natalino reutilizado que nós postamos.

    http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/junte-se-ao-ecod-e-torne-o-seu-natal-mais

  4. BlogPortobello

    dezembro 10th, 2009 at 9:08 am (#)

    muito legal essa árvore, a gente também está postou sobre tubos hoje. Mas o nosso é um hotel em tubos de concreto. confere lá.
    abraço

  5. Luciano

    dezembro 10th, 2009 at 10:19 am (#)

    Olá pessoal…gosto muito do blog, do “design stylist” que pinta por aqui..por isso voltei hehe

    Meu comentário foi meio ofensivo, ok…tanto que fui censurado como nos tempos de ditadura :o( . Censura que aliás, parece não ter nos abandonado, veja a reação da polícia contra os manifestantes de brasília.

    É q vcs não me pegaram num dia bom pra fazer uma apologia ao modo de vida “alternativo”, ecologicamente correto, reciclando o lixo e cosital…Mas a minha opinião é a mesma. Rolo de papel higiênico não é arte…E uns por cima dos outros não é árvore de natal….Mas também sou contra as árvores de plástico compradas em shops (não tenho árvore nem luzinhas e também não gosto de natal)…mas os shops fazem parte da economia em qualquer lugar do mundo. Vendedores são parte da sociedade, mesmo os mais burros. Todos precisamos comer né André???

    Mas o André deve ter ficado puto comigo pq deve ganhar alguma bolsa de estudo em alguma universidade federal para aprender a empilhar rolinhos de papel higiênico, ou ainda deve ser um dos que aproveitam as benéfices do governo capitalista pra expor sua arte anti-capitalista feita com rolinhos, canos de pvc e tudo mais. Mas não fica brabo não andré…só uns coments, ok champs???

    Deixo um vídeo 10 sobre como reciclar materiais de verdade e fazer arte de verdade. (o cara vai de bicicleta buscar os materiais para reciclar, isso é que é consciência ecológica)

    http://www.youtube.com/watch?v=dehXioMIKg0

    []s

  6. BlogPortobello

    dezembro 11th, 2009 at 12:47 pm (#)

    Olá Rodrigo.
    Parabéns pelo dia do arquiteto.
    equipe blogportobello

  7. Marlene

    dezembro 11th, 2009 at 7:24 pm (#)

    Olá Rodrigo, sempre que possso estou aqui visitando teu blog, para ver as novidades. Sou uma simples artesã, mas cheia de vontade de cooperar com o planeta. Te convido a visitar meu blog, minha última postagem está bem de acordo com as matérias que tu costuma postar, tenho certeza que vai ser muito útil para ti também. Apareça por lá.
    Abraços.

  8. sabina

    dezembro 13th, 2009 at 12:02 am (#)

    Amei!!Parabéns!!

  9. Raquel

    dezembro 15th, 2009 at 11:03 pm (#)

    Adorei. Vou passar adiante. Beijos

  10. Eliene Vila Nova

    dezembro 22nd, 2009 at 8:24 am (#)

    olá
    nossa eu acho seu blog o máximo
    parabéns
    un Natal abençoado
    repleto de paz e amor
    beijos

  11. Ana Cecilia

    dezembro 15th, 2010 at 9:02 pm (#)

    Gostei muito da árvore, gosto muito de artesanato e vou fazer uma para mim.Parabéns!

  12. gisele

    dezembro 15th, 2010 at 9:45 pm (#)

    Ola Rodrigo, adorei sua arvore de natal,sou fa de artesanato, e ainda ajudando o meio ambiente fica melhor, um abraço e Feliz Natal,ha se tiver mais alguma ideia de reciclagem me envie,obrigado

  13. Leninha Caracini

    dezembro 15th, 2010 at 10:03 pm (#)

    Adorei a idéia! Eu tenho um trabalho feito a muitos anos no Ginásio qdo estudava em São Paulo, feito com rolos de papel higiênico. Veja bem, nós já aproveitávamos e reciclávamos tudo a mais de 58 anos (minha idade). Se vc cortar a metade do rolo do papel higiênico, e colar na volta dele toda, palitos de fósforo, sem uso, em sentido contrário do outro e depois passar um verniz, uma fita, etc..(o acabamento fica pela imaginação, criatividade), e vc terá “um porta guardanapos” prá mesa. Tentarei enviar uma foto de como fica. Valeu!! Um abraço…

  14. Lea Lionzo

    dezembro 15th, 2010 at 10:47 pm (#)

    Perfeito!

    Para este Natal não é possível fazer, mas com certesa,
    será minha árvore em 2011.

  15. Rodolfo

    dezembro 17th, 2010 at 12:10 am (#)

    Puxa! Que genial!
    Agora que encontramos o que fazer com o miolo do rolo do papel higiênico, que tal se encontrássemos um destino para o papel higiênico usado em si?
    Que tal se o inventivo artista passasse a comê-los?
    Mais, por que desperdiçarmos toda a quantidade de fezes evacuada diariamente por tantas pessoas? Vamos mandar tudo para o brilhante artesão comer também! Não vamos desperdiçar o resíduo de proteína, ou carboidrato ou qualquer outro nutriente que certamente fica nas fezes… sem falar na água que é eliminada junto.
    Assim o nosso Rodin estará cheio daquilo que depois poderá voltar a dividir conosco, como vez com a árvore de Natal.
    Aqueles que aplaudiram a idéia da árvore feita com rolos de papel higiênico, podem seguir a minha sugestão também.

  16. Rodolfo

    dezembro 17th, 2010 at 12:21 am (#)

    As pessoas que julgaram minimamente aceitável ter rolos de papel higiênico decorando a sua sala, deveriam aproveitar o papel higiênico usado como papel de parede, caso não tenham achado tão chic assim a minha sugestão anterior. É muito simples.
    Passo 1: defeque.
    Passo 2: passe o papael higiênico no ânus.
    Passo 3: pressione o papel higiênico usado contra a paerede de sua sala, quarto ou escritório
    Obs: é importante que a textura das fezes seja próxima a da desinteria, pois o papel usado fica mais grudento e pastoso, aderindo por mais tempo à parede decorada.
    Pronto! Simples assim a sua árvore de Natal de rolo de papel higiênico encontrará um ambiente adequado e que combine com ela e com o seu bom gosto.

  17. Rodolfo

    dezembro 17th, 2010 at 12:26 am (#)

    Ah! Não é nem um pouco desrespeitoso fazer uma árvore de NATAL com rolo de papel higiênico, isto é, com rolo do papel com que você limpou o seu ânus sujo de excremento. Nem se preocupem com isso, atenham-se à classe e à dignidade da inventiva árvore.

  18. silenne

    dezembro 18th, 2010 at 11:07 am (#)

    Eu usva como bobs de cabelo para dar volume ao penteado, mas com essa idéia vou ter que repensasr quanto a sua utilização. Exclusividade é o máximo.Parabéns!!!!!!

  19. silenne

    dezembro 18th, 2010 at 11:12 am (#)

    Uma idéia bastante útil seria a de colocar entre os rolos um fio de arame ou outro material que fixasse o molde ( no caso circular) passando através de pequeno furo, como se fosse uma agulha, evitando que a árvore não perdesse o formato com o tempo.

  20. Letícia

    abril 5th, 2011 at 7:12 pm (#)

    Adorei muitíssimo essa árvore, o ano passado não deu para fezer, pois já estava na semana do natal! Mas esse ano aki em casa estamos juntando os rolos de papel higiênico, adorei a ideia! Minha mãe adorou e nossa árvore de natal desse ano vai ser reciclável, mostrando que podemos reciclar e ao mesmo tempo fazer arte super linda! Obg… pela ideia!! *-*

  21. Geovani Aparecida Sutil

    novembro 3rd, 2011 at 8:10 pm (#)

    Adorei a árvore, sou professora de educação infantil e vou, se você não se importar, fazer para a decoração da festa de encerramento da minha escola. Adoro trabalhar com reciclagem e estou sempre procurando ideias para fazer com meus alunos. Show.

  22. Herlane

    dezembro 4th, 2011 at 1:55 pm (#)

    Parabéns! Ficou linda.

  23. Dalton

    novembro 29th, 2012 at 8:37 am (#)

    ola! gostaria de deixar aqui o meu comentário e questionamento….
    durante algum tempo cheguei a compartilhar da ideia de reutilização do rolo de papel higiênico, no entanto, após refletir, cheguei a conclusão que: se não há uma esterilização do material aqui citado(rolo de papel higiênico),seria correto reutilizar e manusear material que ficou “um bom tempo” exposto a milhares e diversos tipos de bactérias?, principalmente crianças….
    vamos fazer a arvore de natal reutilizando o rolo de papel toalha ok?
    por favor vamos rever esta ação urgente……….

Deixe um recado

Outros Blogs